local_phone (31) 2942-1819
mail contato@faveniconsultoria.com.br

PROJETANDO UM SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO (SES)

Como consequência da utilização da água para abastecimento, há a geração de esgotos domésticos, industriais ou outros que podem poluir o solo, contaminando as águas superficiais e subterrâneas, constituindo focos de disseminação de doenças, caso não seja dada a destinação adequada.

De acordo com o SNIS 2017, 48% da população brasileira não possui coleta de esgoto e, como consequência da falta de saneamento adequado, vem as doenças relacionadas a veiculação hídrica. O presidente do Trata Brasil informou que, em 2017, o Brasil teve prejuízo de R$ 11 bilhões com gastos de saúde devido à falta de saneamento, o que daria para ter abastecido 30% da população (Agência Senado, 2019 ).

por Marco Antônio (04 de Agosto de 2020)

04 SITUAÇÕES QUE PREJUDICAM OS RESULTADOS DA OBRA

Praticar gestão de obras dentro do canteiro é mudar um pouco a mentalidade de que nada funciona, que tudo demora e as coisas são difíceis. É preciso conscientizar e pontuar algumas dificuldades reconhecidas, coisas que não se consegue resolver, e que mostra que os resultados não sejam bons.

O primeiro motivo é que o planejamento deve ser entendido como estimativa e não como algo exato. Tanto que é os orçamentos são baseados em índices de consumo de material e índices de produtividade da mão de obra, da TCPO do SINAPI por exemplo, que são bancos de dados estatísticos e portanto não são exatos e não refletem as necessidades de cada cidade brasileira que possui mão de obra diferentes, mas no geral é preciso que se tenha um ponto de partida.

por Danilo Martins Pereira (05 de Junho de 2020)

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS

O licenciamento ambiental é o procedimento no qual o poder público, representado por órgãos ambientais, autoriza e acompanha a implantação e a operação de atividades, que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. É obrigação do empreendedor, prevista em lei, buscar o licenciamento ambiental junto ao órgão competente, desde as etapas iniciais de seu planejamento e instalação até a sua efetiva operação (FIRJAN, 2004).

Determinados estudos e projetos necessários para obtenção de licença ambiental exigem um alto grau de complexidade e profissionais especializados para sua elaboração, é nesse contexto em que se insere a FAVENI – Consultoria, Projetos e Serviços LTDA, com o fornecimento dos produtos solicitados durante o processo.

Com o objetivo de apresentar um panorama geral do funcionamento do processo para licenciamento ambiental estruturamos este artigo, onde você verá:

  • Órgãos ambientais do Estado de Minas Gerais.
  • Processo de licenciamento ambiental.
  • Ferramentas de análise dos fatores locacionais.

por Gabriel Freitas Lima (02 de Junho de 2020)

TRÊS ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM (UTC) E ATERRO SANITÁRIO

Segundo a Lei Federal nº 12.305 de 02/08/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e a Lei Estadual de Minas Gerais nº 18.031 de 12/01/2009, quem possuem estruturas semelhantes e contemplam o fomento ao tratamento dos resíduos sólidos, há a necessidade de implantação de Usina de Triagem e Compostagem – UTC e Aterro Sanitário, com a função de:

  • Proteção do meio ambiente;
  • Erradicação dos lixões;
  • Inclusão social dos catadores;
  • Regionalização:
    • consórcios intermunicipais;
    • Desenvolvimento tecnológico;
    • novas alternativas e aproveitamento energético etc.

    Nesse contexto, serão apresentadas 3 etapas para a implantação da UTC e do aterro sanitário, desde o conhecimento da realidade do local até a finalização dos projetos e do plano diretor dos resíduos sólidos.

    por Alfredo Henrique C. de Paula (01 de junho de 2020)

CONHECENDO A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE – PARTE 01

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD), onde está localizada a sede da FAVENI – Consultoria, Projetos e Serviços LTDA, é uma importante região para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e, consequentemente, para o Brasil, devido às atividades econômicas nela desenvolvidas.

Apesar da relevância socioeconômica, a bacia sofre com os diversos impactos ambientais negativos provenientes da exploração desordenada dos recursos naturais, sendo o rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, no ano de 2015, o de maior intensidade.

E é com o objetivo de dar visibilidade à essa bacia hidrográfica tão importante que estruturamos, em dois artigos, aspectos relevantes sobre sua história e características.

Neste artigo você verá:

  • As características gerais da bacia hidrográfica do rio Doce.
  • O surgimento do Comitê da Bacia Hidrográficas do Rio Doce – CBH Doce.
  • A atual agência da bacia hidrográfica.
por Bruno Augusto de Rezende (15 de maio de 2020)

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS

Você sabe o que significa qualidade em um projeto? Durante minha carreira profissional na área de projetos, pude perceber que esse é um termo muito confundido.

Você consegue me responder a seguinte pergunta: a figura ao lado tem qualidade?

Você sabe o que significa qualidade em um projeto? Durante minha carreira profissional na área de projetos, pude perceber que esse é um termo muito confundido.

Você consegue me responder a seguinte pergunta: a figura ao lado tem qualidade?

Antes de responder, vou contar uma história...

por Adriano Ferreira Batista (08 de Junho de 2020)